quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A ANSIEDADE ATRAPALHA A POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR



Psicólogos confirmam que a ansiedade pode atrapalhar a possibilidade da mulher engravidar. Os números falam por si só: A cada dez mulheres que têm dificuldade de engravidar, três não engravidam por questões emocionais. As mulheres que passam por isso geralmente estão casadas e mantêm um relacionamento estável, mas, no entanto, não conseguem engravidar. Há uma série de fatores que devem ser considerados e avaliados por médicos, contudo, se for comprovado que o casal é saudável, o problema pode ser a ansiedade.

Quando a ansiedade é excessiva, a falta de equilíbrio emocional acaba interferindo nos hormônios. O estresse também pode afetar a relação do casal e a libido, levando, inclusive, a uma diminuição na frequência das relações sexuais.

Nesse momento é importante manter o equilíbrio. Atividades físicas e alimentação saudável ajudam nesse processo. O tabagismo, porém, tem influência comprovada sobre a fertilidade de homens e mulheres, bem como o consumo excessivo de álcool.

Além disso, a rotina do casal não deve ser totalmente alterada só para fins da concepção. É importante aproveitar os períodos férteis, mas sem exageros. Um casal saudável de até 35 anos e que mantenha relações frequentemente, pode demorar até um ano para engravidar. O recomendado em situações como essa, em que a ansiedade passa a interferir nos planos de construir uma família, é a procura por um médico, ele é a pessoa mais indicada para tratar e sugerir a melhor solução para este problema.
 
 

Um comentário:

  1. Mas é muito difícil aguentar a ansiedade né!? Praticamente impossível, mas Deus sabe o que faz!

    ResponderExcluir